quarta-feira, 14 de junho de 2017

Level 3 colabora com o Projeto Loon, da Alphabet, para fornecer acesso à internet em áreas afetadas por desastre natural no Peru

14/06 - HardSoft


Em um trabalho conjunto com a Level 3 Communications, Inc., a Alphabet, por meio do Projeto Loon, foi capaz de fornecer acesso à internet em áreas desatendidas que foram afetadas por desastre natural, no Peru. 

O Projeto Loon é uma rede de balões viajando na borda do espaço, projetada para estender a conectividade à internet a pessoas em áreas rurais e remotas ao redor do mundo. Durante um desastre natural recente, o Projeto Loon ajudou a conectar pessoas em zonas de inundação em Lima, Chimbote e Piura. O projeto utiliza os serviços de internet de alta velocidade da Level 3 para fornecer conectividade a estações terrestres, onde estão os equipamentos que conectam os balões à internet. 

Desafio:
Desde março de 2017, o Peru tem sido atingido por fortes chuvas e inundações. Centenas de milhares de pessoas têm sido desabrigadas e o governo peruano declarou estado de emergência em mais de 800 províncias. 

Em situações como estas, a capacidade de comunicar-se com entes queridos e acessar informação básica torna-se primordial – no entanto, a infraestrutura terrestre de comunicações é normalmente uma das primeiras coisas a serem afetadas por desastres naturais como inundações e deslizamentos. 

O desafio maior foi o de manter o acesso à internet ativo e acessível para permitir as comunicações daqueles afetados pelas fortes chuvas. 

Solução:
Ao utilizar os serviços fornecidos pelos balões do Projeto Loon, da Alphabet, que possibilitam serviços de comunicação perto da estratosfera, e o acesso de internet de alta-velocidade fornecido pela Level 3, os usuários finais puderam acessar a internet a partir de dispositivos móveis nas áreas afetadas. 

Com o suporte também de outras empresas de telecomunicações e tecnologia, mais de 160 gigabytes (GB) de capacidade de dados foram estendidos a pessoas em uma área combinada de 40.000 quilometros quadrados, quase o tamanho da Suiça, para possibilitar o acesso à rede em áreas onde o serviço de internet foi interrompido. A quantidade de dados entregues foi suficiente para enviar e receber aproximadamente 30 milhões de mensagens de WhatsApp ou 2 milhões de e-mails. 

O Projeto Loon, da Alphabet, provou que os desafios de uma cobertura sem fio em áreas de desastre podem ser abordados com parceiros como a Level 3, assim como o desenvolvimento e a implementação de alta tecnologia. Esta foi a primeira vez que a internet ativada por balões conectou dezenas de milhares de pessoas. 

O Acesso Dedicado à Internet e o Alcance da Level 3: 
O acesso dedicado à internet da Level 3 fornece alcance global e escalabilidade sobre a rede diversificada, com conectividade em mais de 60 países e 500 mercados globais. 

A capacidade do backbone IP global da Level 3 é de mais de 42 terabits por segundo (Tbps). Adicionalmente, a rede da companhia conta com mais de 200.000 milhas de fibra óptica e alcance de mercado em mais de 60 países, com amplas soluções de acesso off-net na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia Pacífico. 

Por SmartPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário